Poucas imagens no cinema moderno foram tão descontextualizadas pelo fetiche pop quanto a de Audrey Hepburn, no raiar do dia na Quinta Avenida, vestindo um Givenchy preto, piteira longa entre os dedos e um café com croissant na mão diante da vitrine da Tiffany & Co. Reduzida a pôster de quarto de cinéfilos desempregados e estampa de caneca do Mubi, essa sequência de abertura de Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany's, 1961), dirigido por Blake Edwards, guarda em si uma contradição visceral que costuma passar despercebida: o contraste entre a elegância impecável e a mais profunda inadequação existencial.
Holly Golightly não está ali consumindo joias; está se anestesiando. Diante do vidro da joalheria, ela busca um refúgio estético contra o que chama de "mean reds" (termo criado por Truman Capote na obra original, traduzido na dublagem brasileira como "estar no vermelho" — um sentimento de medo repentino e desamparo sem motivo aparente, diferente da tristeza comum conhecida como "the blues"). Em uma época em que o cinema hollywoodiano vendia fantasias de romance perfeito, a obra de Edwards constrói um estudo melancólico sobre a solidão urbana, a invenção de si e a mercantilização das relações afetivas.
A performance da sofisticação
"Não quero possuir nada até encontrar um lugar onde eu e as coisas tenhamos o nosso lugar. Não sei bem onde é, mas sei como é. É como a Tiffany's."
A atuação de Audrey Hepburn é um exercício brilhante de duplicidade. Sob o charme efervescente e a gargalhada fácil, habita uma figura constantemente apreensiva, flertando com a ansiedade da exposição. Ao contrário do cinismo cru presente no texto original de Capote, a adaptação cinematográfica suaviza aspectos sombrios, mas preserva a essência trágica da personagem: a constante fuga de si mesma e a impossibilidade de criar raízes sem sentir que está entrando em uma gaiola.
Nova York, um mercado a céu aberto onde a mercadoria são os afetos
Outro ponto central do filme é como a cidade serve de palco para uma complexa transação de intimidade: o longa retrata o quão vazia é a burguesia nova-iorquina da década de 60 (e que permanece assim, não sendo exclusividade de Nova York). Tanto Holly quanto seu vizinho e par romântico, Paul Varjak (George Peppard), sobrevivem à custa do charme transacionado. Holly cobra "cinquenta dólares para o banheiro" de homens ricos que frequentam seu apartamento; Paul é um escritor bloqueado mantido financeiramente por uma mulher mais velha e rica.
Ambos habitam uma zona cinzenta da moralidade burguesa da época. São acompanhantes de luxo em uma estrutura social que exige o espetáculo da riqueza e da beleza em troca de sobrevivência. A atração mútua entre Holly e Paul não nasce apenas do romance tradicional de Hollywood, mas do reconhecimento mútuo de suas falhas e de suas próprias prostituições emocionais. Eles enxergam as máscaras um do outro porque usam exatamente o mesmo figurino.
O gato sem nome e o "não pertencimento"
A recusa de Holly em dar um nome ao seu gato é o símbolo mais transparente de sua neurose de pertencimento. Nomear implica vínculo, e vínculo, na mente traumatizada de Holly, antecede o abandono. O animal representa sua própria condição vagabunda e desamparada: livre de convenções, porém exposto à chuva e ao desprezo de uma Nova York de aparências.
A famosa cena final sob a chuva, por mais que flerte com os clichês do melodrama hollywoodiano, ganha força pelo desespero do confronto verbal. Quando Paul a desafia a encarar a própria covardia ("Você se coloca em uma gaiola e fica presa nela, não importa para onde fuja"), o filme expõe o paradoxo definitivo de quem confunde desapego com independência. A busca obsessiva por uma liberdade abstrata torna-se, ela mesma, a maior das prisões.
Um filme que diz muito sobre os dias atuais e nossas "relações líquidas"
Mais do que uma comédia romântica estilizada ou um marco da história do figurino cinematográfico, Bonequinha de Luxo permanece como um retrato poético e doloroso do século XXI: a história de quem precisa se fantasiar de luxo todos os dias para não desabar diante do vazio da própria existência.
"Era uma vez... uma doce garota que mora sozinha com um gato sem nome."
* Esse texto foi um pedido da minha amiga Susane, Susane, doce como a Holly. Era pra ter publicado esse texto antes, mas eu sou um mestre procrastinador. Enfim, obrigado Susane por ter pedido um texto sobre um filme tão substancial e cheio de camadas. Espero que goste, pois eu gostei muito de escrever.
2 Comentários
É o melhor texto que já li sobre o filme 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
ResponderExcluirCompartilhamos por sermos mestres procrastinadores kkkkk. Amei a sua visão e opinião sobre esse filme, que eu gosto tanto e que é tão importante para mim, como adoradora de clássicos românticos e de terror. 🥰 Não tinha percebido essa questão de a Holly se negar a dar um nome ao gato. Muito obrigada, meu grande amigo lindo, por ter escrito. Amei demais! ❤️
ResponderExcluir